quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Papel de parede - Curiosidades e Histórico

· Surgiu na China, aproximadamente 200 anos antes de Cristo. No início era produzido com papel de arroz, totalmente branco, sem nenhum tipo de desenho ou decoração.
· Posteriormente passa a ser produzido com pergaminho vegetal. Artesãos desenham à mão os motivos dos papéis. Mais tarde surgem os carimbos de madeira que facilitam a impressão dos mesmos.
· Séculos XVI e XVII: a Europa passa ter mais contato com a China e o Papel de Parede passa a ser utilizado pelos europeus para, inicialmente, decorar parte das paredes em substituição às telas e tapeçarias. É nesta época que ele passa a ser utilizado como border decorativo, contornando portas e janelas.
· 1630: Foi inaugurada a primeira fábrica de papel de parede, a Papel-Toutisses, em Roven, França.
· 1634: A Inglaterra inicia a produção em Cambridge.
· 1638: Aparecem os primeiros papéis de parede na França.
· 1700: A tecnologia continua a evoluir e os papéis passam a ser impressos e produzidos com relevos na Alemanha. Para molda-los são utilizadas chapas de cobre.
· 1750: A Inglaterra produz os primeiros papéis multicoloridos.
· 1770: Instala-se em Paris uma fábrica de papéis pintados e flocados. Com o sucesso do novo produto, em 1783 a indústria Manufatura Real empregava 400 artesãos.
· 1814: A máquina de impressão, criada por Konig, inova e melhora o processo de produção dos papéis. Esta máquina era precisa em espalhar fibras de algodão e seda sobre a tinta fresca, resultando em motivos com relevo. Assim surgiu o chamado flock. A Rainha Vitória mandou forrar as paredes de Hampton Court com o flock, para a sua lua de mel com o Príncipe Albert.
· 1870: Juan Zuber instala na cidade de Rixheim uma fábrica de Papéis de Parede que funcionou ativamente até 1939. Ali foram aperfeiçoadas as técnicas de impressão com corantes. O grande marco foi o lançamento do primeiro rolo com mais de 4 metros lineares de papel pronto para uso. · Aqui no Brasil, os papéis começaram a ser utilizados mais recentemente. A forte imigração européia desempenhou um papel fundamental na introdução do papel de parede no nosso país. Até 1930 ocorreu um pequeno consumo deste produto através das importações. Em função dos altos custos para trazer o produto para o Brasil, o Papel como Revestimento de Paredes foi esquecido.
· 1960: A modernização dos processos de produção, redução dos custos e conseqüentemente a popularização do revestimento como alternativa para decorar as paredes, ampliou consideravelmente o consumo do produto na Europa, Estados Unidos, parte da América Latina e Brasil. Sendo que o Brasil, além de importar papel, também tem fábricas nacionais.




Papel de parede que brilha no escuro





Nenhum comentário:

Postar um comentário